23 de mar. de 2009

Manual do Chocolate


Quem diria que a simples mistura de açúcar, cacau e leite poderia se transformar em um produto tão delicioso quanto o chocolate. O grande segredo está em um processo complexo que passa por nove fases até chegar ao produto final.
A confecção do chocolate começa nas fazendas de cacau onde as amêndoas do fruto são retiradas. Cada cacau chega a ter entre 20 e 50 sementes com alto teor de gordura e água. Por isso, essas amêndoas precisam secar ao sol por oito dias. Depois disso, elas passam por vários procedimentos para adquirirem cor e sabor.
Essas sementes se transformam em uma massa separada em dois produtos: a manteiga de cacau resfriada e quebrada em tabletes, como também a torta de cacau, dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó.
Após esta etapa, o chocolate recebe as suas divisões. A torta e a manteiga de cacau recebem o açúcar e o leite para formar a massa do chocolate tradicional. Já o chocolate meio amargo é feito da mesma maneira, porém, não recebe leite. Mas o chocolate branco é preparado com apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.
Agora que você já sabe como é fabricado o chocolate, compre o tipo que mais gosta e faça magníficos bombons, trufas e ovos de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário