15 de abr. de 2011

Argilas

Meninas, como estamos lendo sobre cuidados da pele.... Eu resolvi falar um pouco sobre argilas... Sim, elas... E que por sinal, tem um efeito super ótimo - algo que vcs podem fazer em casa mesmo, e não custa caro. Quando eu lembro, sempre uso a argila verde, que é ótima para o rosto, para retirar aquelas "desejáveis" espinhas, (para que te quero?!?!). Então, descobrir que há mais argilas do que eu imaginava (rsrs) - eu conhecia só a verde, branca e a preta - e tem até argila para o cabelo, vcs sabiam???
Bom, vamos para ao que interessa...

A argila, existe há mais de 3000 AC, e antigamente eram usadas como medicamentos (uso interno e externo) - a terapia com a argila se chama Geoterapia e que os métodos terapêuticos já eram usados pelos Egípcios, Chineses, Hindus e Romanos antigos.

Os benefícios da argila:

* Absorvente: retira as toxinas presentes no nosso organismo, ajudando a puxar do corpo as doenças e inflamações nos órgãos e sangue, como cistos, tumores, acnes, pus, mau cheiro e tudo o que está putrefeiro ou em decomposição;
* Adsorvente: Propriedade de liberar elementos que protegem a pele, através da doação dos seus minerais quando em contato com a pele;
* Antisséptica e Bactericida, ajudando a limpar e tratar infecções e feridas em geral;
* Analgésica, tendo ações sedativas, aliviando dores nas contusões, queimaduras, picadas, etc;
* Calmante, desinfetante permitindo o equilíbrio total do corpo. Funciona na maioria das doenças.;
* Cicatrizante não só de feridas, como também de queimaduras, muitas vezes eliminando completamente as cicatrizes, pois o silicato de alumínio, um dos componentes da argila, é um eficaz cicatrizante que atua por meio de estimulação e regeneração dos tecidos, o que evita marcas e cicatrizes;
* Diminui efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia;
* Potencializa o sistema imunológico, purificando e enriquecendo o sangue;
* Equilibra atividade hormonal;
* Revitaliza a pele através da micro esfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local;
* Refrescante, pois retém calor muito rapidamente, absorvendo a febre interna, descongestionando os órgãos e eliminado dores e mal-estar em geral;
* Vermífugo (eliminar vermes), quando usada internamente de forma correta;
* Efeitos estéticos/saúde/bem-estar: reduz oleosidade da pele, ajuda no emagrecimento, previne e trata rugas, acnes, clareia a pele, reduz celulite, melhora o tônus da pele, esfolia, firma e etc.

Como todo produto, também tem a sua contra indicação, então, prestem atenção. No início pode causar alguma reação, como coceiras, vermelhidão na região aplicada, então vamos passa-la aos poucos.

Bom, vamos as argilas....


ARGILA VERDE

A única que além de ser usada externamente também pode ser ingerida (não saia comendo argila verde não, tem uma forma certa de produzir os tabletes e a beberagem!!). Externamente melhora a circulação sanguinea periférica, promove um "peeling" natural, removendo células mortas, nutre os tecidos, absorve toxinas, atenua manchas, é adstringente e anti-séptica, combate cravos e espinhas, controla, reduz a oleosidade e clareia a pele, além de ser cicatrizante e tensora dos tecidos, por isso, anti-envelhecimento. Amacia a pele, combate celulite e edemas, por isso é usada também como máscara corporal. Nos cabelos e couro cabeludo, combate seborréia e queda.


ARGILA BRANCA

Aumenta a oxigenação das áreas congestionadas, uniformiza a pele, regula a queratinização, clareando a derme; é hidratante, reduzindo rugas e sinais de expressão, aumenta a elasticidade e é desintoxicante, portanto, melhora inflamações. É purificante e suave, sendo indicada para peles sensíveis.
Argila Vermelha: elimina o estresse, ajuda na respiração celular, desinfetante, retarda o envelhecimento, hidrata e fortalece a pele, reduz medidas, deixa a pele macia e aveludada. Recomendado para peles sensíveis.




ARGILA AMARELA

Combate e retarda o envelhecimento da pele, com grande efeito tonificante e tensor que melhora a elasticidade da pele, pois atua nas fibras de colágeno. É nutritiva, hidratante, hemostática, purificante, adstringente e remineralizante, reduzindo inflamações.




ARGILA CINZA

Rejuvenescedor natural, com ação cicatrizante e tonificante, ajudando no crescimento de cabelos e unhas. Regula o sebo capilar, combate cravos e espinhas de origem hormonal, elimina a oleosidade, clareia manchas. Tem Ph alcalino, é usada para diminuir inchaços, reduzir medidas, devolver firmeza dos seios, nádegas, coxas e barriga.







ARGILA PRETA OU LAMA NEGRA

De todas as argilas, é a melhor para rejuvenescer, pois combate radicais livres, é desestressante, desintoxicante e anti-inflamatória. Melhora a circulação periférica, regenerando as camadas mais profundas da pele, o que possibilita maior renovação, firmeza e elasticidade. É absorvente para peles oleosas. Muito usada no tratamento de doenças, é a argila mais nobre.


ARGILA MARROM

Rejuvenescedora, combate e retarda o envelhecimento cutâneo e protege as células contra os radicais livres. Equilibra a pele, ativa a circulação, revitaliza, regenera, firma, combate acne e espinhas, controla oleosidade, hidrata e purifica.




ARGILA AZUL

É rara, conhecida como Argila dos Faraós, contém uma alta concentração de Mica, que estimula a regeneração das células da pele, aumenta a produção de colágeno e ajuda a reparar os estragos causados pelo Sol. É anti-sépticas e adstringentes em peles oleosas, com seborréia e acneicas. É revitalizante, bloqueia o processo de envelhecimento das células, fortalece os tecidos. Clareadora, amaciante, remove células mortas, desintoxica a pele, abrindo e oxigenando os poros. Possui capacidade de ação profunda e lenta, levando a um resultado extremamente significativo em máscaras faciais.


ARGILA ROSA

É muito suave. É a mistura natural da argila vermelha com a branca. Utilizada principalmente para máscaras de limpeza. Revitaliza, hidrata e elimina toxinas. Indicada para peles desidratadas, delicadas, sensíveis, com vasinhos e rosáceas, pois possui ação desinfetante, emoliente e suavizante. É cicatrizante e diminui a flacidez, a celulite e a gordura localizada. Combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento hidrata a pele e combate os radicais livres.




ARGILA BEGE

É suave. Mistura da argila marrom com a branca. Revitaliza, ameniza manchas, hidrata e desintoxica, esfolia, combate cravos e espinhas, devolve o viço e o brilho natural da pele, aumentando a circulação e absorvendo toxinas. Além disso, é relaxante, eliminando radicais livres advindos do estresse do dia-a-dia.


Ufa... quantas... rsrs

Bom, agora vcs devem estar se perguntando... "Como eu uso essas argilas??" vou falar um pouco do uso externo (a fonte vai estar mais abaixo - embora, se vc tiver algum receio em usar, é melhor procurar um especialista, ok?!?!)

A argila pode ser usada como máscara facial, corporal, capilar, cataplasma, misturada com óleos essenciais (por exemplo melaleuca para feridas), chás (por exemplo camomila, para clarear a pele e olheiras) ou ervas (por exemplo centella asiatica para celulite) que potencializam o efeito do que você quer tratar, na forma de pasta, xampu, sabonete, banho, etc.

Antes de usar a máscara, limpe a área com algum produto neutro. Não deve haver resíduos de creme, maquiagem, etc.

Utilize somente recipientes de madeira, bambu ou vidro. Jamais use metal ou plástico, seja para fazer a pasta ou misturar.

é chique no último, água termal), ou ainda chá ou leite à temperatura ambiente até formar uma pasta homogênea. Adicione uma gota do óleo essencial ou erva macerada que quiser para potencializar o efeito da argila.

Depois de pronta, para tratamento estético, basta aplicar na região desejada uma camada de aproximadamente meio centímetro, deixando até secar. Se secar rápido demais, deve-se aplicar mais uma vez a máscara e retirar quando secar novamente, com água em abundância, jamais esfregando a região. Deve-se evitar área de mucosas como boca, nariz, mamilos, olhos, região genital.

O ideal, após a retirada da argila, é hidratar com água termal. Se for tomar sol, passe filtro.
Para o uso como máscara capilar, aplicar a argila verde ou rosa no couro cabeludo até 3 dedos do cabelo, deixar 30 minutos e lavar com água em abundância.

No xampu, deve-se utilizar à proporção de 10%. Igualmente, o sabonete líquido.


Receitinha básica

MÁSCARA DE ARGILA VERDE E BRANCA
1. Misturar Argila Verde e Branca em partes iguais;
2. Adicionar água potável à temperatura ambiente até formar uma pasta homogênea;
3. Lavar previamente o local com o Sabonete de sua preferência;
4. Aplicar a pasta de Argila no colo, pescoço e rosto;
5. Deixar secar e remover com água potável;
6. Finalizar o tratamento aplicando Óleo de Semente de Uva. (Se quiser)


MÁSCARA FACIAL DE ARGILA ROSA (COLO, PESCOÇO E ROSTO)
1. Em um recipiente de vidro adicionar lentamente água filtrada em duas colheres de argila, misturando com utensílio de madeira, até formar uma pasta homogênea;
2. Lavar previamente o local com o Sabonete de sua preferência;
3. Aplicar, utilizando os dedos ou pincel, a pasta de Argila no colo, pescoço e rosto;
4. Deixar secar e remover com água potável;
5. Finalizar aplicando óleo de Semente de Uva.

PARA USO CAPITAR - ARGILA ROSA
Para aplicação capilar utilizar 3 colheres de sopa de argila e aplicar no couro cabeludo até 3 dedos do cabelo, deixar por 30 minutos e remover com água.


Não posso deixar de citar, as fontes:
http://www.forcadaterra.com.br/argilas.html
http://amyghas.blogspot.com/2011/01/mascara-de-argila-verde-branca-rosa.html
femmedelavie.blogspot.com/ 2010/11/mais-uma-dia.html


Mais, lembrem-se, procure um especialista antes de fazer uso dessas argilas.

Bjinhos...

Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário